HABITAR AS DUNAS
Lugar
Na reserva natural do pinhal de Comporta, característica do habitat costeiro das dunas do oceano Atlântico, um incrível elemento surpresa faz deste lugar un recanto especial do universo: A ÁGUA.
Próximo da obra, um pequeno lago artificial intensifica a cor BRANCA da areia, os VERDES e o CASTANHO dos pinheiros e o AZUL do céu.
O som da luz do sol preenche toda a área de uma atmosfera de paz e tranquilidade. O contacto espiritual com a natureza é inevitável. A SOLIDÃO.
Programa
A função primária do objecto é a de habitação temporária para convidados. Também o ESTACIONAMENTO e uma zona usada como ARMAZÉM para as actividades agrícolas completam o programa simples requerido pelo cliente.
Conceito
Um volume, situado paralelamente ao lago, dividido em três partes para três funcões diferentes – habitar, armazenar e estacionar.
A estrutura no seu interior é em MADEIRA, e baseia-se no desenho de um elemento base, que multiplicado cria uma construção ligeira, e que apoiando-se nas dunas não se impõe ao lugar, mas integra-se delicadamente respeitando o ambiente.
O MÓDULO BASE, que constitui todo o objeto, remonta às entradas típicas dos edifícios pombalinos portugueses tanto no seu desenho como nas suas proporções.
Para fazer ressaltar as cores vivas da natureza local, o volume é transparente, semi-transparente ou opaco, sendo capaz de responder com FLEXIBILIDADE aos agentes atmosféricos externos.
As sombras escuras sobre a areia branca expressam o diálogo entre o edifício e o ambiente, a imagem possui um CONTRASTE intenso.
Las paredes e o tecto ventilam isolando termicamente a casa, os materias exprimem a importância dada à natureza e a sua eleição está baseada no conceito de SUSTENTABILIDADE ambiental. Assim, a construção desde a madeira à cortiça, os materiais orgânicos empregues, assim como os vernizes e tratamentos ecológicos utilizados, fazem desta arquitectura uma arquitectura altamente adaptável, sustentável e reciclável.